9 dicas para quem está na comissão de formatura
O primeiro passo para uma festa de formatura, é decidir os responsáveis que estarão a frente das principais funções. Após a comissão estar formada, é preciso seguir alguns passos para maior organização da equipe, sem muitas preocupações e desgastes no caminho.
1 - Dedicação é a palavra-chave
Uma comissão de formatura deve sempre prezar pela ordem, para dar conta de todos os afazeres até chegar o grande dia da colação de grau. Cada um deve assumir uma função e se dedicar fielmente às suas atividades. Quando cada um faz um pouco de tudo, é mais difícil manter a organização da equipe.
2 - Respeite os prazos
O Estatuto Social é um documento que estabelece diretrizes, responsabilidades e prazos da formatura. Por isso, esse documento deve ser respeitado sem exceções e produzido logo após a escolha dos integrantes da comissão e abranger para servir como guia durante a organização do evento.
3 - Sejam diplomáticos
A comissão de formatura representa uma turma inteira e precisa preza pela diplomacia para que todos se sintam satisfeitos com o resultado final. Não deixe de falar as suas ideias, mas sempre façam isso de maneira respeitosa, ouvindo também as opiniões alheias.
4 - Marquem encontros presenciais
Atualmente, com o mundo digital, muitas comissões preferem se reunir virtualmente através de grupos do WhatsApp ou Facebook, o que é ótimo e otimiza o tempo. Mas não deixem de marcar reuniões presenciais constantes, para decisões mais importantes.
5 - Arrecadem dinheiro
Muitas vezes, o pagamento de mensalidades não é suficiente para bancar uma grande festa de formatura, portanto, pensem em outras maneiras de arrecadar dinheiro. Não esqueçam, também, de eleger um tesoureiro ou promotor para cuidar desta parte.
6 - Criem um checklist
Calculem quanto tempo falta até a formatura e, a partir deste cálculo, distribuam as atividades que precisam ser feitas em tópicos, organizando por ordem de prioridade. Defina os responsáveis e os prazos para a conclusão das atividades.
7 - Tenham referências de fornecedores
Se algum membro da comissão é amigo de um veterano que se formou há pouco tempo, vale a pena ter uma conversa com ele e pedir indicações de fornecedores para a festa. A internet também pode ser uma grande amiga e aliada para essa etapa.
8 - Escolham o local
Esse é um dos passos mais importantes da organização. Para acertar, deve ser levado sempre em consideração aspectos como tamanho, localização, infraestrutura, segurança e contatos de fornecedores. Evite lugares apenas pelo preço e acabar comprometendo o bom andamento da festa.
9 - Mantenham a calma
É preciso ter resistência e foco para ultrapassar a linha de chegada. Não se deixe abater pelos contratempos ou pelo estresse. Usem a proximidade da festa como combustível e reservem energia para aproveitar esse momento tão especial!